domingo, 27 de abril de 2008

Um dos grandes avanços da escola foi a criação do Projeto de Intervenção Reforço Escolar. Este é um dos projetos apllicados na escola que vem produzindo grandes progressos para a mesma e para a aprendizagem dos alunos. O mesmo teve início em 2007 e como obtivemos êxito, estamos aplicando neste ano de 2008. Vale ressaltar que este trabalho na escola estimula o aluno a localizar erros, permite ao aluno que compreenda o seu potencial e cria condições favoráveis que leva os alunos a se aproximarem mais do conhecimento.Vejamos:
PROJETO DE INTERVENÇÃO – VERSÃO FINAL

“REFORÇO ESCOLAR”

1- APRESENTAÇÃO

O Projeto de Intervenção: “Reforço Escolar em Matemática e Ciências irá continuar em 2008. Só que agora na versão final, ele será um reforço escolar não só em matemática e ciências, mas sim em todas as disciplinas em que os alunos do Ensino Fundamental e Médio da EEF Cel. Luiz Felipe apresentarem baixo rendimento de aprendizagem escolar. Ressalto que esse projeto é mais um incentivo para a busca do conhecimento e domínio das disciplinas escolares e para o processo ensino-aprendizagem.
Com isso quaremos propiciar que os alunos consigam realizar de forma mais rápida e eficaz a produção de seus conhecimentos, encontrar as melhores alternativas para a busca de seus objetivos, relacionar-se melhor com seu meio e com outros grupos sociais, ou seja, ter apropriação do conhecimento através da escola, tendo assim uma forma de garantir o acesso a um futuro de sucesso.

2- JUSTIFICATIVA

Como o problema (baixo rendimento escolar em algumas disciplinas) existe na escola é imprescindível planejar a intervenção para, efetivamente, atingir o ideal de uma escola de qualidade, o ideal no processo de ensino-aprendizagem, que é o sucesso do aluno.
Este projeto pode ser entendido como um facilitador e um auxiliador do desempenho escolar do aluno e também da escola. Podendo servir ainda como ferramenta contra a exclusão escolar, já que a tendência é o aluno abandonar a escola, quando se acha com pouco rendimento escolar.
Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O acompanhamento do professor de reforço junto aos alunos, será contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que irá diagnosticar as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.
O trabalho de reforço, vem de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.
Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor da sala de aula e o professor de reforço buscará resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.

3- DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Não sei exatamente porque o problema ocorre, são várias as causas que podem resultar o baixo rendimento escolar de um aluno. As causas do fracasso escolar, pode estar diretamente relacionada á prática pedagógica do professor, à vida familiar do aluno, ou a algum problema de saúde, à falta de alimentação básica, etc., mas este trabalho não tem a pretensão de contemplar todas as questões e definições relacionados ao baixo rendimento escolar e sim intervir neste problema de forma rápida e eficaz.
Segundo Marcetto (1985) existem alguns princípios importantes a serem considerados por todos os que se preocupam com a aprendizagem do aluno, que são:
1) A aprendizagem deve envolver o aluno, ter um significado com o seu contexto, para que realmente aconteça;
2) A aprendizagem é pessoal, pois envolve mudanças individuais;
3) objetivos reais devem ser estabelecidos para que a aprendizagem possa ser significativa para os alunos;
4) Como a aprendizagem envolve todos os elementos do sistema, o bom relacionamento interpessoal é fundamental.
A cada dia que passa, necessita-se mais ter a percepção da totalidade em que se insere o aluno para poder ajudá-lo como estudante na escola. Há vários fatores culturais extra-escolares que definem, muita das vezes, o modo de agir e de interagir dos alunos, e essa interação bio-cerebral, cultural e social co-determinam o chamado “rendimento do aluno.”

4- OBJETIVO GERAL

Fazer com que os alunos consigam uma aprendizagem satisfatória nas disciplinas que apresentarem piores resultados nos indicadores de aprendizagem bimestrais/2008. Preparando os mesmos para enfrentarem situações do cotidiano onde possam garantir o progresso na vida escolar.

4.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Despertar no aluno o interesse pelo o estudo;
- Garantir a permanência do aluno na escola;
- Melhorar a auto-estima do aluno;
- Revisar conteúdos que os alunos sentirem dificuldades.
- Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
- Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.

5- METAS:

Facilitar aos alunos com baixo rendimento escolar a compreensão dos conteúdos programáticos já desenvolvidos no primeiro bimestre/2008 e dos conteúdos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo.

6- METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO:

Os alunos da EEF Cel. Luiz Felipe que apresentarem baixo rendimento escolar no decorrer do ano letivo serão acompanhados com o reforço no horário extra curricular. Este reforço será ministrado por professores que não lecionam na escola, estes professores serão pagos com recursos próprios da escola. Com isto estamos objetivando suprir as dificuldades dos alunos, tendo em vista o seu sucesso escolar.
Serão ministradas aulas expositivas de reforço três dias na semana com execução de exercícios visando despertar o interesse do aluno para o estudo das disciplinas, às quais os mesmos estão com baixo rendimento.
A avaliação do desenvolvimento do projeto será analisada pelo professor da sala e pelo professor de reforço, através de seu desenvolvimento em sala de aula.

7- ATIVIDADES:

- Aulas expositivas com execução de exercícios;
- Experiências práticas;
- Seminários;
- Pesquisas;

8- CRONOGRAMA

Atividades
Dez/2007
Jan/2008
Fev/2008
Mar/2008
Abr/2008
Mai/2008
Compilação dos instrumentos para a intervenção

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Preparação da intervenção


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Divulgação do Projeto na escola



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Aplicação da intervenção na escola





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Analise e tabulação dos resultados






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Interpretação dos resultados





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Redação do relatório





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OSERVAÇÃO: A intervenção será aplicada na escola por todo o ano letivo, a análise, tabulação e interpretação dos resultados acontecerá geralmente a cada bimestre.





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