domingo, 27 de abril de 2008



ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
4ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CEL. LUIZ FELIPE -GRANJA


HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Cel. Luiz Felipe, localizada à Praça da Liberdade, Nº 381 foi inaugurada com a denominação de Grupo Escolar Cel. Luiz Felipe, aos 25 de outubro do ano de 1945, contando com a presença do Sr. Francisco Gonzaga de Sousa, prefeito da época, representantes da Secretaria de Educação, Professores e membros da comunidade granjense.
Era Governador do Estado o Sr. Faustino de Albuquerque de Sousa e Secretário de Educação o professor Filgueira Lima.
A escolha do nome “Coronel Luiz Felipe” para patrono da Escola, deve-se ao fato de apesar de ser sobralense por nascimento era granjense de coração, pois desde os 13 anos de idade radicou-se em Granja, com atividades comerciais. Dotado de brilhante inteligência, amor ao estudo e ao trabalho, conquistou alto prestígio denodo e correção de suas atividades, vindo a ter influencias partidária por toda zona Norte do Estado.
Granja deve-lhe assinalados benefícios, em cujo rol avultam as construções da estrada de rodagem de Granja à Viçosa do Ceará; do açude do Parazinho; localização de escolas devidamente aparelhadas em todas as sedes dos distritos e a fundação de uma biblioteca Municipal.
Pelo decreto de criação de 30/10/1975, Nº 11493, D.O. Nº 11714 recebeu a denominação de Escola de 1º Grau Cel. Luiz Felipe.
Teve como primeira diretora, a professora Odete Barreto Coelho, que veio de Barbalha a convite do Sr. Prefeito Francisco Gonzaga de Sousa. Muito dinâmica e de reconhecida competência, aqui permaneceu até meados da década de 50.
Em seguida assume a direção a Professora Maria José Costa, que permaneceu na função até junho de 1973. Mantendo com seu espírito ativo e ordeiro o bom funcionamento da escola.
Em decorrência da sua aposentadoria, assume a função, a Professora Laura Dias Regadas, que continuou com eficácia e melhoria os destinos da Escola até fevereiro de 1979, quando afastou-se em virtude de sua aposentadoria.
Assume a direção em seguida a Professora Maria Elisa Xavier Oliveira, Vice-diretora em exercício desde 1967, permanecendo na direção até dezembro de 1987. Durante sua gestão teve como maior empreendimento, dentre outros, a ampliação e reconhecimento das séries terminais pelo Conselho de Educação do Ceará. Com sua aposentadoria foi eleita em dezembro de 1987 a então supervisora de ensino Umbelina Rocha Véras que já trabalhava nesta escola desde agosto de 1978. A mesma foi reeleita em setembro de 1995, em 1998 e também em 2001. Com seu afastamento em 2004, por motivos particulares, assume a direção da escola o Professor José Afrânio Araújo Costa, o qual foi eleito em dezembro de 2004 para o quadriênio 2005 a 2008. Mantendo com espírito ordeiro e democrático o bom funcionamento da escola. Seus maiores empreendimentos foram a reforma geral da escola, a construção de uma área coberta para reuniões e apresentações artísticas-culturais e a diminuição da taxa de abandono e reprovação.
A escola em 2007 tem uma matrícula inicial de 619 alunos, conta com 10 salas de aula, 1 secretaria, 1 diretoria, 1 sala para professores, 1 centro de multimeios ( biblioteca, sala de leitura e banco do livro ), 1 cozinha/cantina, 1 depósito de material, 1 dispensa, 12 banheiros, 1 pátio descoberto, 1 área coberta para reuniões, 1 campinho de areia, 1 laboratório de informática e um agradável jardim.
A Escola trabalha atualmente com 15 professores, todos com formação universitária, sendo 07 efetivos e 08 temporários e a maioria com pós-graduação e 12 funcionários que mantém a escola limpa e agradável. Conta com os seguintes colegiados: Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Congregação de Professores e conselho dos líderes de classe.
Todos trabalham com afinco, em parceria com a SEDUC, o CREDE 04, grande parte das famílias e alguns membros da Comunidade Local, buscando desenvolver uma educação cidadã e de qualidade.
O lema da escola é: Educação, Disciplina e Cidadania.

Nenhum comentário: